segunda-feira, janeiro 18

Ikea o não Ikea, eis a questão

Se há uma coisa que eu não entendo é porque não há Ikea no Brasil. Se há nos EUA, não seria tão difícil abastecer o Brasil, e cá entre nós, mercado é o que não ía faltar.

Quando minha mãe se separou e mudou para um novo apartamento, deu até dó, ela precisava comprar todos os móveis, o orçamento estava super apertado, e móveis para apartamento pequeno só existia em lojas especializadas e carésimas. Ou naquelas Casas Bahia da vida. No fim, ela acabou móveis maiores do que cabia e o apartamento ficou super apertado, sem falar que ela gastou um dinheirão do mesmo jeito.

Quando o Bart foi morar sozinho, meio de supetão ( long story ), a Ikea foi a salvação. Da minha primeira visita ao Ikea até hoje, a estratégia da empresa mudou drasticamente. Antes haviam só móveis de preços médios, o que abria espaço para outras lojas, aqui a mais famosa é a Leen Bakker. Hoje em dia, a Ikea tem a linha super barata e adicionou ainda uma mais sofisticada, com sofás de couro, estantes com portas que deslizam, com iluminação especial. Hoje em dia, as raras vezes que eu entro na Leen Bakker ( pesquisamos persianas de emergência e tapete pros gatos ) tudo que eu vejo ali poderia ser comprado mais barato e mais bonito no Ikea.

No fim do ano passado eu e o Bart decidimos trocar todos os nossos móveis do andar térreo. Como estávamos com uns tostões sobrando, resolvemos pesquisar móveis não-Ikea. Tem muito, muito móvel bonito. Nós gostamos de linhas ultra-modernas, retas, com aço inox, nada de rococós, firulas e florzinhas. Queríamos um móvel para a TV, um buffet, uma mesa de centro, e trocar nossa linda e cara mesa de jantar. Nossos móveis ( todos Ikea, com exceção da cara mesa de jantar e suas cadeiras ) foram comprados em 2002 e 2004, a moda era madeira clarinha clarinha. Enjoamos. Isso é o que eu amo na Ikea, eu enjôo fácil de móvel, Ikea não custa os olhos da cara, então não dá tanta dó trocar. Agora queremos tudo madeira quase preta.

Meu maior problema era a mesa clara com as cadeiras bege. Custaram 2 mil euros, é tudo lindo, mas eu e o Bart já brigamos tanto por causa dela! A gente NUNCA usa, NUNCA. Ela é enorme, tem 2 metros. Aí eu quero colocar perpendicular à parede, Bart acha que fica apertado pra passar. Aí ele encosta paralelo à parede, com as cadeiras "prensadas", eu falo que parece favela. E a briga durou 1 ano. Eu achei na internet a solução, mesa que dá pra extender. Fomos ver umas da marca Hulsta, mas custavam em torno de 3 mil euros ( só a mesa! ) e era de madeira compensada e revestida. No meio do ano passado a Ikea lançou uma linha inteira de mesas que extendem, incluindo uma que cairia como uma luva. E caiu. Compramos a tal mesa nesse fim de semana, e acabamos com um ano de brigas. Ela não é chiquérrima como a mesa cara que tínhamos, e ainda temos que achar cadeiras, mas ela é muito bonitinha, e a cor é linda, e fica ali no canto, dá pra 4 pessoas comerem super confortáveis, dá pra extender até 2.2 mt ( fechada tem 1.4 mt ).

Acabaremos comprando os outros móveis também IKEA. Móveis "landelijk" ( não sei como traduzir, é móvel mais rústico, country ) até que não é tão caro fora do Ikea, mas os modernos que gostamos é uma fortuna. E enganam-se aqueles que acham que estão comprando mais qualidade, na maioria das vezes a madeira "maciça" que supostamente encarece o móvel, nada mais é do que a madeira de reflorestamento tratada com pigmentos, mas o negócio é que ninguém pergunta pra loja que madeira é aquela. Um buffet de 2.2 mt de cerejeira verdadeira, de linhas retas e modernas, está custando 5 mil euros, e isso eu acho extorsão. Não vejo valor naquilo, não 5 mil euros de valor.

Mas o principal é que quando eu enjoar, vou querer cortar os pulsos antes de jogar um móvel de 5 mil no lixo. Que aliás é outra coisa que eu queria comentar. A Marcia, que mora em Portugal, sempre fala que lá o povo coloca o que não quer mais na frente da casa e rapidinho os outros pegam, ela mesma achou uma TV assim. Aqui não, você pode até tentar vender por uns trocos ( o Bart quer colocar nossa mesa e cadeiras de 2 mil à venda no Marktplaats por 200 euros ), mas se não vender, ou doa-se, chama-se uma loja que vem pegar o móvel pra você sem pagar nada, ou você mesmo tem que levar pro lixão. Um estorvo.

Mas então, o negócio é desenhar os móveis no Ikea e mãos à obra, montar aquilo tudo. Ikea é bem pobre de buffet, então vamos montar uma estante que tenha iluminação e um bar com porta de vidro. O móvel da TV tem tanta opção que acabamos adiando porque estamos na dúvida, mas vai ser baixinho e com gavetão pra esconder as tranqueiras ( copiamos todos os DVD's que alugamos ) e a lata do SpongeBob que Bart não me deixa jogar fora. E com isso, sobra mais bufunfa pros eletrônicos, e já escolhemos uma TV nova, um equipamento de Stereo Surround e vamos escolher também um blueray.

Já tá mais do que na hora da gente ajeitar a casa nova, não fizemos praticamente nada no ano passado. Ainda vamos discutir muito, porque tudo que um gosta o outro detesta, e aqui os maridos são todos cheios de não só querer dar pitaco, mas de escolher móveis, decoração, até pano de prato.

Só com muita reza, viu.

4 comentários:

Wilma disse...

Adriana, aqui no Rio temos a Tok&stok que é parecida com a Ikea e uma versão menos cara que é a Tok a Campanhia. Dei uma olhada no site da Ikea me parece mais completa.

Unknown disse...

Adriana, acabei de voltar do Rio e lá agora eles tem uma tal de Etna (http://www.etna.com.br/). É imitação da Ikea em todos os detalhes, só vc vendo. Dá uma olhada no site pra ter uma idéia (até o site imita o da outra). Estive lá e realmente a sensação é de se estar andando na Ikea..

Kate Le Fay disse...

Mas Etna e TokStok tem em SP há muito tempo...

Dri, não vende sua mesa por menos de 50% do valor. Coloca anuncio na internet.

Bjos

Marcia-Rotterdam disse...

Em Rotterdam se eu queria jogar algo fora, chamava a gemeente para recolher no dia seguinte ( eles vêm cedinho) mas era só eu botar as coisas e os marroquinos rapavam tudo!Mas no seu bairro isso não rola!
Ai, Tok&Stok não chega aos pés da IKEA...e na Etna eu nunca fui.