sexta-feira, setembro 5

A bunda sempre na cadeira

Eu não sei se em todas as empresas da Holanda existe um esquema de "pausas" de trabalho, talvez os distintos leitores possam esclarecer. Na Bosch, essas pausas eram tão levadas a sério que instalaram até um programinha no computador que travava sua tela quando o momento da pausa chegava. Não fazem isso porque são bonzinhos, mas porque desta forma evitam ou amenizam os problemas de "RSI" ( como é isso em português? ), que são as doenças relacionadas ao excesso de movimentos repetitivos ( tipo tendinite ), que é uma das principais causas das licenças médicas por aqui. No Brasil, tive colegas que chegaram a trabalhar com os dois braços num tipo de prótese para corrigir a postura e melhorar a dor, mas como vocês sabem, holandês com qualquer dorzinha não sai de casa.

Aqui na empresa nova, é impressionante como ninguém pára, ninguém conversa, ninguém levanta a bunda da cadeira se não for para ir de uma reunião à outra, ou pegar alguma coisa na impressora. E vejam, não estou dizendo aqui que os colegas são muito sérios, ou caxias, nem que a empresa põe o povo no tronco, só não é hábito. E eu estranho muito isso, porque acabei entrando no esquema e a gente nem percebe que não parou, e é muito comum eu chegar ao fim do dia parecendo que um trator passou por cima de mim, e aí percebo que não relaxei um segundo sequer, não parei de digitar, de calcular, de olhar pra tela do computador. Muito ruim isso. E o manual de procedimentos, em teoria prevê pelo menos duas pausas de 10 minutos fora os 30 do almoço, mas ninguém as tira.

Na hora do almoço, eu não consigo me juntar à turma e lanchar com eles. Podem me chamar de "não integrada", mas eles são todos holandesões brabantistas que só falam de camping, faça-você-mesmo ou futebol, 3 assuntos que eu detesto. Acabo sempre vindo para a frente do computador postar aqui, ou ver alguma coisa pra casa, ou alguma coisa de viagens. Relaxo um pouquinho a cabeça, mas continuo teclando, e olhando pro computador.

Sinto muita falta dos "cafés" da GM, quando íamos todos à mini-copa e batíamos 10 minutinhos de papo. O dia era mais agradável, depois da pausa acho que a maioria se sentia mais produtiva, saíamos da empresa menos cansados. Só para vocês terem uma idéia, aqui temos um crachá onde "carregamos" dinheiro para ser gasto na cantina e nas máquinas de café e docinhos. Esse cartão pode ser pré-programado com sua preferência de café. Duas vezes por dia, um colega levanta, pega o crachá de todo mundo e trás um café pra cada, eu perguntei porque não íamos todos juntos e tirávamos 5 minutos de pausa, todo mundo olhou para mim com cara de "essa aí é o ET de Varginha".

Com tudo isso, o ambiente ainda é um ambiente legal, as pessoas são agradáveis, não tem aquela competição feroz de um querer ver as costas do outro. Mas podia ser melhor.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos aqui na Antuérpia essas pausas não existem ou são levadas à sério (tipo, vc pausa pro cigarro e talz, mas não existe um grupo inteiro ir pra copa tomar café, ou até mesmo um grupo inteiro descer para fumar), mas pelo o que eu venho percebendo a hora de pausa para almoço é meio que sagrado, pelo menos uma vez por semana as pessoas se dividem em grupos para ir beber alguma coisa no café da esquina.
Tô começando a achar que se a chinesa voltar a trabalhar contigo vc vai acabar o dia com a impressão de estar mais relaxada.

beijos e bom fds

Anônimo disse...

O RSI em português se chama LER, lesão por esforço repetitivo.

As pausas são cruciais mesmo, fazem uma diferença danada, principalmente pra quem trabalha "com a cabeça". O cérebro perde a capacidade de concentração depois de um certo período de tempo, e precisa descansar mesmo pra poder continuar mantendo o mesmo nível de desempenho. Descansar os olhos e a mente olhando uma paisagem pela janela, ou fechando os olhinhos ao som de boa música, ou mesmo batendo um mini-papo com os colegas é fundamental pra criatura durar mais, porque senão a gente vive mal, morre cedo e ainda por cima não rende tudo o que poderia render.

Anônimo disse...

Acho que em portugUes chama LER (lesão por esforço repetitivo) ;)
Esses holandeses são mesmo uns bocós, não sabem oq é bom, um papinho durante o café...
Estou quieta, mas estou sempre acompanhando o seu blog viu? ;)
E os bichanos?
Lindos como sempre aposto ;)
Bjo
Samantha

Anônimo disse...

No meu caso, apesar de trabalhar na França, 80% dos meus colegas são alemães e eles ADORAM um Kaffee Pause! O melhor disso tudo é que quando eu olho no relógio o dia passou rapidinho :)

Anônimo disse...

Dri, no banco em q trabalho aqui em Amsterdam é a mesma coisa!!! Meus primeiros 6 meses aqui foram super difíceis! Também chegava acabada em casa, um pela lingua, dois por nao parar um so minuto. Nos tambem temos as pausas no computador, mas todos, todos cancelam... e se alguem fizer os exercícios q o sr computador mandar a galera tira o maior sarro. Entao é trabalhar e trabalhar... nos alteramos p buscar o café e realmente só levantamos a bunda p ir até a impressora ou ir ao banheiro. Eu gosto de comer na cantina, mas meus colegas trazem o lanche deles e comem na frente do computador. Na cantina, em mais de um ano so consegui fazer tres amizades, e somente c homens... mas concordo sobre os papos chatos sobre reizen, wandelen, klussen e afins...
O trabalho eh legal, a empresa eh otima, os colegas sao "legalzinhos", mas tem coisas q realmente fazem falta!
E tomar uma biertje depois do trabalho c colegas??? aqui nunca rola, trabalho eh soh trabalho, colegas sao somente colegas... pena...
Silvia

Anônimo disse...

O "Rast" na Suécia é sagrado. A única coisa que me irrita um pouco é o fato de TODOS se sentarem em volta de uma mesa, com suas canecas de café preto sem açucar. Todos fazem tudo igualzinho um ao outro. Ninguém é diferente, nem pode ser!

Mity disse...

Aqui é o contrário. A francesada do meu trabalho faz uma pausa as 10 da manhã e uma as 4 da da tarde. Aí é 1/2 hora ou mais de papo. Mas o que eu não entendo mesmo é o fato de que no almoço comem como se alguém estivesse na cola, sempre correndo, engolem a comida. Eu não aguento... Saio pra almoçar com calma e as pausas do café eu fico menos tempo porque senão perco 1hr ou mais por dia que depois me fazem falta. Tudo bem que eu trabalho em laboratório de pesquisa da universidade, mas acho meio exagero essas pausas prolongadas demais. Gostava mesmo era da última empresa que trabalhi antes de decidir pela carreira acadêmica, fazíamos umas 4 pausas por dia de 5 minutos. E o pessoal se dava super bem. Aqui é cada um por si. E era isso... Fica bem!

Anônimo disse...

Pausas são necessárias, tire as suas sim, tente encontrar uma salinha para refrescar a cabeça, ler um jornal, sei lá. Não é porque seus colegas querem dar uma de macho e seguirem direto é que você precisa ser como eles. Você tem esse direito. Essa coisa de cultura da empresa é algo que parece não ser importante, mas é. E não são todas as empresas aqui onde o povo trabalha como tratores não, muitas delas promovem os tais borrels, onde o povo pode tomar umas depois do expediente uma vez por semana.