segunda-feira, setembro 22

The unbearable lightness of being ( or my ass is anything but light )

Você tem inveja? Você sabe o que é inveja?

Já coloquei aqui, segundo o dicionário, inveja é querer para si algo que é dos outros, ou seja, é um sentimento destrutivo, o outro tem que perder para você ter.

Inveja com essa definição eu não tenho, não quero o que é dos outros, mas tem muitas coisas dos outros que eu gostaria de ter ou de ser. Eu estava pensando sobre isso no fim-de-semana.

Eu falo sempre aqui de coisas materiais, falo de preços, e as pessoas podem achar que todos meus "quereres" estão ligados à coisas materiais, mas é tão, tão, tão o contrário!

É claro que eu gostaria de ter um carro super charmoso, é claro que gostaria de ter umas roupas mais caras ( estou mais uma vez namorando uma bota da Duo Boots sem ter coragem de pagar os 250 euro-tutus que ela custa ), é claro que eu gostaria de ter uma empregada duas vezes por semana, mas no fim, se eu não tenho essas coisas é porque eu dou prioridade à outras, e minha casa nova com cozinha linda e chão de madeira compensa o carro novo que não comprei, e minhas viagens para resort lindos compensam as roupas que eu não compro ou os restaurantes que não vou. Muitos podem dizer que eu tenho mais que muitos, o que não me traz nenhum alento, muito pelo contrário, eu queria mesmo é que todo mundo ao meu redor estivesse tão bem ou melhor do que eu. Mas eu estou, definitivamente, contente com o que materialmente eu tenho.

O que são meus quereres então?

Outro dia uma blogueira dizia que acordou cedo pra ir na academia, bateu a preguiça, ela sacudiu a preguiça e foi. Como eu queria ser assim! Quero ter o corpinho bonito dessa pessoa, mas não quero fazer o sacrifício, é justo? Essas pessoas merecem ter o corpo legal, a saúde boa, a resistência física em ordem, elas se esforçam. Eu me pergunto mil vezes por dia como é que eu aguentei 18 meses pegar trem às 6 da matina, mas agora que trabalho ao lado de casa não encontro ânimo para, ainda que for depois do expediente, andar 1 hora por dia de bicicleta pelos parques bonitos da cidade. E olha que Eindhoven faz parte daquelas rotas de bicicleta por Brabant, tem gente que vem de longe pra pedalar por aqui!

Queria ser como aquelas que mudam para cá, se enterram nos livros, se aplicam e em 1 ano já estão falando holandês bonitinho. Gente, eu sou inteligente, eu estudei com professores particulares, mas empaquei, parei naquele holandês macarrônico. Porque é que eu não acho tempo para me dedicar algumas horas por semana a fazer pelo menos 2 capítulos do livro avançado que eu tenho por semana? E olha que o livro está lá em casa, novinho, ótimo, esperando por mim.

Outra coisa: limpar casa. Estou sem empregada, ela me abandonou mesmo, como eu já previa. Minha casa não é tão grande e é razoavelmente prática, se eu tirar 1 hora a cada 2 dias para dar uma ordem nela, fica tudo legal, limpinha e arrumadinha, igualzinha às fotos do site de venda. Mas eu DETESTO ter que chegar em casa e ir limpar. Eu quero é sentar minha bunda no sofá e ver TV. No fim de semana dou uma boa limpada em banheiros e cozinha, passo pano e aspirador, mas as roupas... vão acumulando até ficar num estado de calamidade. Aí Bart fica irritado, eu me irrito com as roupas e com a irritação dele. Porque eu não posso ser um pouquinho mais amélia, ía facilitar tanto minha vida!

É óbvio que muita gente que lê meu blog tem inveja, no correto significado da palavra, das coisas materiais que eu tenho, só isso explica os comentários "disco riscado" de alguns, normalmente os anônimos. Será que essas pessoas não percebem que dinheiro, com alguma sorte e muito empenho, a maioria faz? Mudar atitudes, como eu preciso mudar, isso sim é que é difícil. Admirável, no fundo no fundo, é essa pessoa que acorda 6 da matina pra ir nadar, correr, levantar peso, porque quando tivermos 60 anos eu vou estar vendendo minha casona pra comprar um apêzinho sem escada porque subir e descer me deixa "descadeirada", e ela vai estar toda pimpona subindo, descendo, correndo, aproveitando a vida.

Necessito de um lavagem cerebral urgente. Alguém que invente um sistema de programação mental daquelas que a gente vê no filme "The Island" para convencer meu cé"l"ebro que eu adoro malhar, adoro estudar, adoro arrumar casa, amo talos de erva-doce e bolinhas de cenoura de snack.

0 comentários: