sexta-feira, setembro 12

Lula, Obama e uma casa ( peguem um café, cookies, que o post é grande )

Sobre o comentário da Pacamanca ontem sobre o Lula. Eu também não acho que o Lula esteja governando mal. Sempre que vou ao Brasil, ou pelas conversas com a minha mãe, observo o mesmo: o povo comprando carros, comprando eletrodomésticos, e os mais ajuizados, casas e apartamentos. Neste momento, a família todinha está trabalhando, não tem nenhum desempregado, alguns inclusive conseguiram entrar em empresas grandes com vários benefícios. Mesmo assim, minha mãe reclama. Reclama que tudo está caro, mas ao meu ver é uma inflação positiva, é a inflação gerada por alta demanda, sinal de que tem mais dinheiro em circulação. Ela reclama que os hospitais públicos continuam péssimos, mas não é um governante, por melhor que seja, que vai compensar as décadas de descaso em 8 anos.

E vou dizer mais, tem certas coisas que o brasileiro não pode criticar. Como criticar os governantes se eles elegem Frank Aguiar, Clodovil e afins? O ensino público é ruim, é, mas os alunos na sua maioria são ainda piores, tem menos vontade de aprender do que o professor tem de ensinar. Tenho uma parente que escreveu no MSN "almentar", e ela está cursando o segundo ano de uma faculdade paulista. Ah, ela escreve "almentar" porque o ensino público é ruim. Agora me diga, quando foi a última vez que ela pegou num livro? Qual foi a última vez que qualquer um dos meus primos pegou num livro? Pelo menos alguns lêem o Harry Potter, melhor que nada.

No fim, o que eu acho é isso, é que as coisas estão sim começando a mudar para melhor, aqui no exterior o Lula é muito bem visto, e isso atrai dinheiro para o país, tem uma gringaiada louca ( inclusive meu marido ) se estapeando por ações da Petrobrás, e eu acho sim que o Lula contribuiu e muito para essa "melhora" de imagem.

E onde entra o Obama nessa? Algumas pessoas me mandaram e-mail ou comentaram que não entendem o porquê de gente que não mora nos EUA, não vota, estar torcendo tão fervorosamente pelo Obama.

A resposta é simples. A gente gosta de achar que não se depende dos EUA, principalmente aqui na Europa, e que a crise econômica deles pouco me importa, aliás, quero é ver o euro batendo a casa do 1:2 dolares, assim eu vou todo ano pra Orlando ou pra NY, mas querem saber? Se os EUA soltam um pum, é a gente aqui que se borra todo. Prontofaley!

Aqui na minha cidade morrem de orgulho da empresa onde eu trabalho, amam falar que os veículos da empresa movimentam milhares de euros pela Europa toda, que é a Holanda marcando presença na Europa, e outras baboseiras do tipo. Mas o que a maioria nem se dá ao trabalho de pesquisar e não sabe, é que a empresa não é mais holandesa desde 96, que faliu de fechar as portas e apagar a luz, e foi comprada por um grupo americano. E agora, com a crise lá, é a fábrica da Europa, que está indo super bem, que tem que mandar dinheiro pra sustentar a americanada. Enquanto isso, aqui na planta da Holanda investimentos são congelados, gastos controlados na ponta do lápis, até laptop cancelaram e estão até falando em recolher e devolver pra empresa de leasing a troco de desktops mais baratos. Por isso eu torço mesmo pro Obama ganhar, trazer os soldados americanos pra casa, acabar com essa guerra idiota, resolver a crise imibiliária que ninguém merece perder a casa pro banco, e criar empregos pro povo ter salário e fazer o que fazem melhor que ninguém: comprar. Quando eles compram lá, a gente sorri aqui.

Enquanto isso, aqui na Holanda, essa pobre coitada assalariada com duas casas nas costas está de dedos cruzados. O rapaz solteiro foi com o agente imobiliário dele visitar minha casa ontem. Aliás, esse é o costume holandês, quando você se interessa por uma casa, contrata uma pessoa que vai ver a casa estruturalmente para ver se há algum problema, e essa mesma pessoa negocia com o agente imobiliário do vendedor caso você queira prosseguir com a compra da casa. A nossa agente imobiliária já nos avisou para nos prepararmos para uma lista, muitas vezes injusta, de "remarks", afinal o cara é pago para criticar e vai soar mal se ele não fizer nenhuma crítica. Quando nós compramos a casa, nosso agente comentou sobre a janela do quarto de cima que não abre totalmente, abra assim uma metade, e na época ressaltou que a banheira tinha sido instalada pelos próprios moradores e podia dar vazamento, o que não nos incomodou porque íamos botar o banheiro abaixo. Dessa vez, o agente deles comentou apenas sobre a tal janela que não abre totalmente, e mais nada. Até a nossa agente ficou surpresa. Agora é esperar pra ver se ele vai fazer alguma oferta ou não.

Engraçado, ou melhor, nada engraçado, é como todo mundo vem te contar que fulano e ciclano ficou meses com a casa no mercado sem vender. Sei que não fazem por mal, mas não ajuda quem está com a casa no mercado, todo nervoso com várias visitas e ( ainda ) nenhuma oferta de compra. Alice comentou de uma amiga que ficou 18 meses pagando duas casas. Henkjan, o colega quase aposentado ficou sabendo que eu tinha tido 8 visitas e me ligou pra dizer que eu deveria ficar feliz porque a casa dele está no mercado a 7 meses e teve só 5 e nenhuma proposta. E a ex-grávida me escreveu que a casa dela ficou 9 meses à venda e ela teve que trocar de agente imobiliário 2 vezes ( só vendeu com a imobiliária que a gente contratou ).

E o cheiro da casa? Bom, fiz o que a maioria disse e desencanei. Limpei bem a casa com os produtos suaves que eu tenho, limpador de piso laminado, CIF suave no banheiro e na cozinha, aspiramos todo e qualquer pêlo de gato, faxina total. Aí, antes de sair de casa, pinguei umas gotinhas de óleo de eucalipto numa esponjinha da cozinha, coloquei outras gotas nos ralos, e ficou bem cheirosinho. Eu adoro cheiro de eucalipto, tanto que tenho uma árvore de eucalipto no jardim.

E agora é torcer para recebermos uma oferta viável. Sabemos que a primeira vai ser baixa, mas espero que consigamos chegar no nível que queremos. Vai ser um imenso alívio.

E agora, para aqueles que chegaram ao fim desse post, bom fim-de-semana! O meu vai ser mais uma vez correndo atrás de coisas para a casa, mas querem saber - é uma delícia. Eu só queria ter um rio de dinheiro, mas fora isso, estamos nos divertindo à beça.

16 comentários:

Anônimo disse...

O Lula pode até ir bem (ou menos ruim do que eu imaginava) mas não adianta, não gosto e nunca vou gostar dele, nunca vou gostar de uma pessoa que se gaba da própria ignorância. Eu sei que por ele ter começado a carreira dele no ABC você entende melhor de onde ele veio, mas mesmo assim. O Brasil só sai do buraco com educação decente, e não com petróleo, como muitos pensam. E educação significa ter hábito de leitura, como você bem mostrou. Aqui as bibliotecas são ótimas. Agora lá, um sucatão da última vez que vi.
Se isso não mudar, se o povo continuar a não estudar para ir trabalhar, não adianta. Ao menos o Lula não é um fanfarrão como o Chavez e o Evo Morales. Espero que saia logo a oferta da casa, continuarei a torcer. Fiquei curiosa com o rapaz solteiro, rsss. Abs,

Anônimo disse...

Como ter hábito de leitura com os preços de livros tão altos? Se for depender da biblioteca pública de Fortaleza... Muitos amigos e conhecidos ficavam horas paquerando livros na Siciliano mas saíam de mãos abanando. :(
Beijos,
Ione

Anônimo disse...

Sim Ione, por isso eu digo, as bibliotecas deveriam ser mais bem equipadas, e não só isso, o livro é absurdamente caro no Brasil, às vezes mais caro do que na Holanda, só que brasileiro ganha em reais...

Adriana disse...

Ione, toda cidade tem um sebo, e hoje se compra livros usados pela internet em todo país razoavelmente civilizado. Agora pergunte para essa mesma "parente" que escreveu almenta se ela prefere gastar 5 reais num sebo ou 5 num brechó? Eu baixei livros ótimos de graça da net, todos os clássicos são agora domínio público. Com menos de 5 reais você paga um maço de sulfite e tinta para uma impressão draft. Sorry darling, mas é falta de querer mesmo. Mas eu concordo que livro "zero quilômetro" no Brasil é um despropósito de caro. Sebo é a solução! Perto de toda universidade tem um. Dri

Laura disse...

Adorei o "Se os EUA soltam um pum, é a gente aqui que se borra todo"..... no Brasil, o comportamento deveria ser o mesmo, mas muita gente nao tem noçao do tamanho da influencia que eles tem no mundo.

E em relaçao a educaçao leitura é uma questao de habito, so que mais ainda de vontade.... pq ao inves de ler a maioria prefere ficar expeculando a vida alheia em orkut ou vendo video no youtube. Eu vejo o mesmo problema de erros gravissimos de portugues em msn por exemplo.....mas pergunta se alguem baixa um livro de dominio publico?

Mais uma vez boa sorte com a venda da casa.

Anônimo disse...

Realmente, quem quer busca e encontra. Mesmo com essas dificuldades, eu sempre li muito porque ia atrás. Mas em sebos eu não encontrava o que realmente procurava, principalmente títulos atuais. Ainda acho que se poderia incentivar a leitura se os preços dos livros fossem acessíveis.
Ione

Anônimo disse...

Pega uns cookeis que meu comment também vai por partes:

- Tambem acho que o Brasil está melhor.
O Brazil então, visto no expetiorm vai de vento em popa.
Gosto do Lula?
Não!
Mas ele não fez "tanta besteira" como diziam que ele faria, nosso país está progredindo em varias areas, concordo totalmente com vc!

- "O estudo no Brasil é pessimo mas os estudantes são piores"
Esta foi "a melhor" !!
Embora eu trabalhe no ensino vocacional concordo 110% com vc, o meterial humano é horriiiiiiiiiiiiiivel!
Alunos, pai8s, familias, etc.
prontofalei.

- As pessoas estão contando experiencias negativas sobre venda de imóveis?
Adriana, Adriana ...
Não vou repetir o coment que fiz para o Holandesa, mesmo pórque o escopo era outro,mas as pessoas são "UÓDOPEREQUE SEM CIMANCOL", podem até estar com "boa vontade" (sic) e querendo ajudar, mas tem coisa que valia mais falar sobre a chapinha da Máxima do que torrar a paciência com estas "urubulices" todas!
No final, é você, seu maridim e seus gatins ....
Deleta!

Tenha um bom final de semana e boa sorte com a venda!!!
:-)

Mônica Peres

Anônimo disse...

muinto bem colacada sua opinião a respeito do Brasil,para quem mora longe você está muinto bem informada,concordo com tudo que vc diz.Boa sorte com a venda da casa.

Anônimo disse...

Também concordo que o Lula não tem feito tanta merda como pensaram que ele faria... mas realmente tudo aqui está tão caro mas pelo menos a classe pobre tem sido beneficiada. Quanto a casa, torcó para que tudo dê certo. Vocês já receberam várias visitas e sua casa está linda.Eu reformei a minha toda e não consegui vender, a minha solução foi alugar em uma empresa séria. Caso aperte pro seu lado vá em uma empresa que alugue e venda ao mesmo tempo, quem sabe ajuda? Ou coloque só para alugar, garanto que em Eindhoven por causa da Philips e das outras grandes empresas haja grande procura de casa para os expatriados. A empresa que eu aluguei a minha casa se chama DirectWonen. Beijos e um ótimo final de semana, Marina

Anônimo disse...

Não achei o sebo tão baratinho assim - ao menos os que tem perto da casa da minha mãe em SP ( Vila Mariana) e nem todo mundo tem banda larga... Mas o problema não é só esse. Com os livros horríveis que fazem o povo ler na escola, não é a toa que neguinho nunca mais pega num livro na vida! E é também falta de hábito em casa - quantas casas eu já entrei onde não vejo um livrinho sequer, a minha sendo um exemplo, eu sou a ùnica leitora de livros da família (se bem que o resto lê jornais).

Juliette disse...

Oiii,

"Almentar" e o de menos. Eu ja vi "SALDADE, MECHER e ESSCURSSAO (esta escrito por uma professora - pasmem). Tudo bem que o pessoal precisa ler mais... mas eu acho que este analfabetismo funcional se deve ao Construtitvismo porque no tempo do sistema fonico e da velha e boa cartilha Caminho Suave nao existia isso nao (ate existia mas nao eram erros tao absurdos).

abracos e sorte na venda da sua casa. nao esquenta com as historias que o pessoal conta...eles gostam de fazer terror.

Anônimo disse...

Eu fiz o comentário "urubu" prá vc relativizar um pouco, pois isso é um ponto fraco seu! Sua casa não está nem há um mês a venda e tem tido muitas visitas e vc ligando o status "drama absoluto".
Sua casa é legal. Vai vender! Estamos na torcida.

Wilma disse...

Oi Dri gostei do post, quanto ao problema de cheiro e alergia uma coisa que aprendi a usar e vem dando certo é borrifar o chão com vinagre e água(meio a meio) onde der, desde cozinha, sala, banheiro...elimina qualquer cheiro e depois coloco em pontos estratégicos pingos desses óleos de eucaliptos, limão, canela depende do dia, estou usando vinagre pra tudo agora, pois aqui perto do mar tem maresia e mofo e o vinagre é um ótimo aliado, ele tira o cheiro ruim e desinfeta, o cheiro dele sai em poucos minutos e o ambiente fica inodoro.

Anônimo disse...

Pois é, Laura, erros gravíssimos tipo expecular com x em vez de s, né.

Concordo com a Adriana em parte: realmente quem quer vai lá e dá um jeito, mas também é verdade que o ensino ruim nas escolas e os livros chatérrimos que nos dão pra ler desestimulam qualquer um. Na Itália acontece a mesmíssima coisa, e não tenho UM SÓ AMIGO que tenha livros em casa e/ou leia regularmente. A biblioteca da minha cidade tem meia dúzia de livros em péssimo estado e vive vazia. E não é por falta de dinheiro que o italiano não lê, mas por falta de estímulo à leitura durante a formação escolar mesmo.

Concordo plenamente com a Marcia sobre o fato de que um país só sai do buraco com educação, mas se a economia não funciona de onde vai sair o dinheiro pra investir nas escolas? E quem não tem dinheiro nem pra comer vai preferir mandar os filhos pra trabalhar em vez de pra escola, porque precisa botar comida na mesa. Prioridades primeiro, sempre. E a prioridade número um de todos os seres vivos é o estômago. O resto é luxo. Educação é luxo, cultura é luxo, esporte é luxo, ecologia e luxo. Não se esqueçam de que o homem só passou a produzir arte de forma consistente depois que deixou de ser nômade e aprendeu a cultivar as comidinhas. Quem tem que se preocupar em arranjar comida não tem tempo pra ler jornal.

Anônimo disse...

Adriana,

Seu post tem vários pontos que dariam um relato, principalmente em se tratando de política brasileira.

Eu votei no Lula desque que este candidatou-se pela primeira vez. Primeiro por uma questão ideológica, em acreditar que as políticas públicas são partidárias e não personalizadas. Infelizmente no Brasil há a personificação do poder, visto posto que as pessoas estão desiludidas quanto às promessas políticas de partidos e pessoas.
Esperava mais do Governo Lula, principalmente no que diz respeito a Educação. Mas, para quem acompanha a distribuição de responsabilidades entre esferas de Governo sabe que cada nível educacional no caso do Brasil é de responsabilidade do município, estado ou governo Federal. Sem falar, que as verbas idem. No mais, falta uma política educacional de peso que englobasse as três esfreras. Um exemplo de investimento há 40 anos em educação foi a China, tá aí o resultado.
Sempre estudei em escolas públicas, na época o Governo não fornecia livros, e meus pais quase sempre não podiam nem comprar os de segunda mão. Por vezes emprestava os livros dos colegas, passava a noite fazendo resumos e entregando no outro dia. Vida de pobre não é fácil (rsss). Essa também é uma questão estrutural, não depende só do Governo, a família é super importante. Lembro que minha mãe às vezes dormia nas portarias do melhor colégio público da cidade para conseguir uma vaga. Hoje, das três irmãs, todas fizeram Universidades públicas sem fazer cursinho. Inteligência???? Creio que não totalmente, questão de oportunidade também.
Então, o assunto envolve diversos aspectos.
Quanto ao Lula, desde o início, visto que o "povo" brasileiro tem um padrão de avaliação baseado em aparências, muito foi criticado por vir de uma região pobre, não ter instrução e não falar "ingrês". No mais, cada um tem suas convicções políticas, pode acreditar e votar em quem quiser, mas temos que amadurecer muito em termos de democracia. Somente torço para que o Brasil melhore e dê certo. Mais distribuição de renda, menor pobreza absoluta, etc.

Quanto a casa, tudo ao seu tempo, você vai vendê-la, espero que em breve. Sei que não deve ser fácil ter hipotecas. Falo isso porque meu marido optou por não vender a dele, alugou rapidinho e está pagando a hipoteca com esse dinheiro, mas sabemos que se ficar desalugada teremos que desembolsar um custo alto em euros.

Tá vendo!!! Esse assunto exige dilações, e nem falei o que queria (rsss).

Abraços. Sorte. Desculpe o coment enormeeee.

Cyn por ai... disse...

Adriana,
Eu moro nos EUA e estou enfrentando a crise, inclusive alugando uma casa e nao tendo perspectiva alguma de vender a casa que possuo em outro Estado. Embora concorde contigo em relacao a guerra por exemplo (nao acho que deveria estar acontecendo pra comeco de conversa, acho mesmo burrice) acho que vc nao tem muito ideia do que esta acontecendo por aqui. Nao sou fa do Bush, mas nao eh por isso que Obama eh a solucao. A crise imobiliaria aqui nao eh culpa dos republicanos, nem dos democratas. Eh uma crise gerada por 'greed' do pessoal do Wall Street. Resolver sim eh imediato, mas nao eh culpa nem de um nem de outro e acho que Obama nao tem um pingo de experiencia a mais do que McCain. Acho que a maioria escolheu um preferido e fica dando opiniao sem saber realmente a causa. Dah ate do. Nao sei se vc sabe, mas os democratas sempre aumentam os impostos, ao contrario dos republicanos. E quanto mais impostos pagamos, menos dinheiro temos pra comprar...e menos vc vai sorrir ai...