segunda-feira, janeiro 25

Fraude Tributária


Adriana comete fraude tributária e depois fica aqui com o ** na mão.

No comecinho de Dezembro, antes de viajar, mandei um pacote pro Brasil. Se você mandar um pacote com menos de 2 kg, pode declarar "presente" e não precisa detalhar o conteúdo. Meu pacote deu mais de 2 kg, como sempre dá, e lá fui eu fazer uma listinha do que tinha lá dentro e o valor de cada item.

Pela lei brasileira, quem recebe um presente do exterior com valor superior a 50 dólares tem que pagar imposto. Quando o pacote chega no correio eles te mandam um aviso pra ir lá "acertar as contas", e só assim você retira o pacote. Eu acho isso o fim da picada, a pessoa ganha um presente, e tem que pagar por ele. Portanto eu sempre declaro € 40.

Nesse pacote mandei dois games pro PS3, mandei roupas, maquiagem, só de jogo tinha uns 130 euros. O problema é que se o seu pacote extravia, te pagam só o que você declarou.

Mandei meu pacote dia 2 de Dezembro, voltei de férias e o pacote ainda não havia sido recebido. No track and trace só dizia: chegou no país de origem, centro de triagem. Fiquei ali torcendo, mas depois de 30 dias "desaparecido", já havia perdido as esperanças. Na TNT ( correio daqui ), me disseram pra esperar, que só dão o pacote por perdido depois de 3 meses. Lá pelo dia 10, apareceu uma mensagem: na aduana brasileira. Gente, esse pacote ficou lá do dia 6 de janeiro até agora. E eu desesperada, vão ver que o conteúdo é muito maior que 40 euros, vão dar multa e os impostos pro meu irmão pagar, vão roubar o pacote, pensei em mil coisas, e nada do pacote desembaraçar.

Sexta-feira, depois de 51 dias, meu pacote de SinterKlas foi entregue, quase no carnaval.

Tem que haver um modo melhor de mandar presentes pro Brasil, só não sei qual. DHL custa 89 euros um pacote de até 1,8 kg, e a aduana sempre fica babando em cada pacotinho da DHL, ali é imposto na certa. Mandar por amigos eu não faço, na minha mala raramente tem espaço pra levar uma escova de dentes extra, pedir pros outros carregarem seus badulaques eu acho folga demais. Isso sem falar que correio brasileiro é sempre essa incerteza se chega ou não, apesar do negócio ficar bem mais complicado de sacanear com o tal track and trace. Aliás, só pra vocês terem um idéia, eu paguei 36 euros pra enviar 2,2 kg, prioritário ( o prioritário não é assinado mas é registrado, então dá pra saber quem roubou ).

Alguém aí tem dicas?

15 comentários:

Anita disse...

Nunca mais enviei nada pro Brasil. Tudo e' desviado, roubado, sei la.

Samantha disse...

Ahhhhhh meu namorado me mandou um presente de Natal, postou dia 4 de dezembro e até agora não chegou :(
paciência de Jó...
Bjo

vcdarcie disse...

Uma vez meu marido me mandou um pacote com muitas coisas, e depois de muito tempo recebi o pacote aberto com alguns chocolates sem papel dentro e so, ou seja, alguem passou a mão.

Marcia-Rotterdam disse...

Por essas e outras deixo minha família chupando o dedo, é a Receita que emperra tudo, juntando com a lerdeza dos correios. Mando presentes só nas minhas visitas.
O serviço parece que só piora com o passar dos anos. Eu recebia carta da Inglaterra no Brasil em cinco dias! Agora, recebi cartão de natal postado da Alemnha dia 14 de dezembro SEIS semanas depois! Um absurdo.
O Sedex é uma piada, eles prometeram para 3 dias úteis na Holanda, chegou DUAS semanas depois!
Também gostaria de uma solução.

Alice disse...

Mando pelo correio normal, declaro abaixo de 40 eurekas sempre e nunca perdeu-se nada. Uma vez demorou mais de 2 meses, mas a muamba chegou: eram roupinhas de neném prá minha afilhada e sobrinha (umas 200 pilas em rompertjes - sabe? Aquela peça de roupa que vc abomina!) hahahahaha

Borboleta disse...

Essa semana recebi ainda 2 cartões de Natal vindo da Holanda. O meu filho recebe sempre presentinhos pelo correio dos avos e demora muito.Desta última vez chegaram com 3 meses depois,eles mandam uns 3 em pacotes separados contando que ao menos um chegue ao destino e sempre chega mas nao na ordem em que foram enviados! rsrsrsrs

Daniela Santos-Hansen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela Santos-Hansen disse...

Well.. mandei uma encomenda para a Inglaterra e levou quase dois meses para chegar. Cartões de Natal vindos da Inglaterra tb, postados ANTES do dia 15 de dezembro, eu só recebo lá pelo dia 08 de janeiro do ano seguinte, se der sorte.

Uma amiga que mora na França reclamou tb de uma encomenda que a mãe dela enviou daqui do Brasil, roupinhas de bebê para a netinha e, adivinhem? Demorou mto e o pacote chegou aberto com peças faltando. Agora, quem abriu?? Correio Brasileiro ou Francês?

Diante dos relatos vou pensar bem antes de mandar presentes, o jeito vai ser esperar qdo for visitar a família.

Unknown disse...

Uma vez mandei umas memorias de computador para o meu irmao registrado da Irlanda e ele recebeu depois de dois mezes e ainda teve que pagar 130 Reais. E nao ha como entrar em contato com os caorreios no Brasil para saber se o pacote nao foi recebido porque ficou retini na receita federal e nao ha como verificar com a receita federal tambem.

Monica Peres disse...

Familia de namorido me enviou uma caixa enorme, 4.6kg, postada dia 10 de dezembro como priority, custou E$ 34,20 segundo o recibo.
Recebi o telefonema de cunhadinha, dizendo que chegaria em ATÉ 10 dias, (hahahahaha -rolando de rir) que eram nossos "presentinhos de Natal" e algumas decorações natalinas.
Okei, recebi aqui em casa dia 15 de janeiro, o carimbo de chegada na Aduana brasileira era de 11 de janeiro, 45 dias após o envio como priority em Terneuzen.
Olha Adriana, acho que dezembro é um mês onde não se pode postar nada de lugar algum do mundo, Brasil, Europa, etc, etc, tudo chega com um atraso enorme.
Quer enviar cartão de Natal, poste na ultima semana de novembro, mandar uma encomenda também! Entrou dezembro, nada funciona!

bj
Mônica

ps.
Te aconselho a enviar um email reclamando com a TNT, cunhadinha já fez isso (típico, né?)
;-)

Unknown disse...

Agora também vamos combinar uma coisa: se todo mundo ficar "mandando presente" a indústria nacional vai pro lixo. Daí, vem mais desemprego e miséria para um país que não é nem sobra de uma Holanda. Uma dica: se você não tiver pressa, mande por Carta Registrada (registered airmail). Demora mais, porém o imposto é zero em 99% dos casos.

Unknown disse...

Gostaria de enviar um presente p um dutch e nada legal ele ter que pg para receber um presente gostaria de saber como faço p enviar sem ter que pg a txa se trata de uma camisa oficial do brasil e um mascote da copa e ai o que eu posso fazer?

Unknown disse...

N envia! pq Aki camisa do Brasil é muito mais barato do que ai!

Unknown disse...

Sempre enviou caixa 10 kilos nunca paguei imposto, e a Dhl entrega direitinho. 15 dias.. Holanda Brasil.
DHL for you.

Unknown disse...

Sempre enviou encomenda para Brasil via DHL FOR YOU chega em 15 dias nunca tive problemas. e mandei coisas eletronica. nunca paguei nada tudo chegou direitinho.