domingo, janeiro 9

Aprendendo de cá, entendendo de lá

Nessa minha última visita ao Brasil, algumas "adaptações involuntárias" ficaram super claras, teve muita coisa do hábito holandês que eu senti falta no Brasil. Da mesma forma, durante o ano, encarei diferenças culturais que eu tenho certeza que não importe quantos anos passe eu não conseguirei entender, apesar de ter que aprender a respeitar.

Depois das duas semanas de resort all inclusive, com fartos buffets, mal amanheceu o dia em SP e fomos praticar o esporte favorito do paulista: shopping-center-maratona.

Eis que após comprinhas básicas, no dirigimos para a área de alimentação do shopping, Bart, minha mãe e eu, com a intenção de comer algo nutritivo mas leve, visto que naquela noite iríamos ao tradicional São Judas Demarchi.

Minha mãe queria camarões, e acabou escolhendo um prato da Cia dos Camarões, e acreditem, nenhum deles tem salada! O tradicional holandês carne-batata-salada, no Brasil é carne, arroz, batata, como se batata fosse um vegetal ( o que é ) ao invés de um coisa ali, cheia de carboidratos. Você pode escolher vários tipos de camarões, até o tamanho dos camarões, e eles sempre virão acompanhados de arroz e um tipo de batata a escolha. Achei estranhíssimo e uma bomba "carboidradística".

O marido queria de qualquer forma algo que tivesse bastante salada, e rodamos, rodamos, e necas! A opção seria os restaurantes por quilo, com filas homéricas e preços assustadores, ou então o Subway, que está se popularizando muito no Brasil. Na fila do Subway, duas pessoas perguntaram para o atendente se podiam substituir as saladas do sanduba ( que é a marca registrada do Subway ) por mais carne ou queijo, e diante da negativa pediram só umas folhinhas de alface, deixando de fora todos os outros vegetaizinhos suculentos.

Isso sem falar no número de pessoas que comem uma tranqueira qualquer e se consideram "almoçados". No Carrefour de SBC, há mais de 10 anos o próprio mercado colocou um standzinho de sanduíches feitos na hora: usavam assim os frios que estariam para vencer naquele dia e que iriam para o lixo. O tal stand foi proibido pela vigilância sanitária, o principal motivo era vender frios com a data de validade próxima crus. No lugar desse stand, o Carrefour abriu um quiosque de pastéis. São enormes, bem recheados, e custam 2 reais. Minha mãe conta orgulhosa que pelo menos 2 vezes por semana passa lá, compra um iogurte pra tomar com o pastel, e por menos de 3 reais "tá almoçada". Eu fico pasma. Cadê as fibras, as vitaminas, e o colesterol, e a dor no estômago?

Comprei em Holambra uns peitos de frango caipira, e entrei na internet, sites brasileiros, para ver alguma receita saborosa para fazer com os bonitões. Gente, vocês notaram como em tudo brasileiro coloca catupiry, requeijão e creme de leite? Quando eu era mais nova, creme de leite era ingrediente nobre, usado muito de vez em quando, só tinha mesmo o da Nestlé, agora virou banana, em tudo quanto é canto tem! Agora imaginem se alguém ía sentir o sabor do meu frango caipira com latas e mais latas de creme de leite e requeijão na mesma receita?

E a dulcilidade dos doces brasileiros? Putz, é tanto leite condensado, mas tanto, que dá até arrepio! Ana Maria fazia na TV um tal mousse de pão de mel, que além do pão de mal picado, levava creme de leite, leite condensado e mel ( ughhhh ). E pra rechear, uma ganache de chocolate ao leite com creme de leite. Engordou só de ouvir?

E ó, não dá pra entender, pois saindo da Grande São Paulo, qualquer um com jardinzinho chulé planta verdurinhas, frutas, até meu pai que é um jardineiro muito lambão tem tudo quanto é fruta na casa dele, então porque essa mania de colocar coisa de latinha, açucares mil, cremes mirabolantes no que puro ou puxadinho de leve num fio de azeite fica dos Deuses?

No fim, o brasileiro acha que o Brasil é a terra da comida farta e maravilhosa, se gaba dos churrascos ( cuja carne, aos 50 reais o quilo, tá chegando no preço da carne aqui na Holanda ), mas pô, tão comendo mal pacas!

3 comentários:

Leticiabon disse...

Sobre comida (banho não vou falar porque chego a tomar 4 por dia): odeio esse lance de catupiry. Esses dias fui num local de crepes e demorei horas para escolher um sem catupiry (que na verdade é uma meleca que vende num sacão bem barato). Escolhi. Quando veio, senti uma gosma e o que era? Catupiry. Nojo total. Mas tem gente que acha chique. Salada? Eu que sou neurótica com alimentação falto morrer com a tal salada tomate/alface, mas o pratão de arroz/feijão e batata não pode faltar, nem à noite o que é um crime para mim! E TENTE falar que existem outras opções para comer...tente!

Bia disse...

No Brasil quer comer saudável, tem que ir em restaurantes vegetarianos ou então em casa mesmo!

E sem banho não dá! O meu sobrinho toma uns 5 banhos por dia! Tudo bem que na Bahia faz calor, mas mesmo assim, criança brinca o tempo todo, se mexe, consegua suar até no frio, então pelo menos uns 2 banhos a criança merece!

Eliana disse...

O brasileiro está se alimentando errado e muito errado! Há várias reportagens na TV, documentários voltados para alertar sobre tal situação: a temida obesidade. A obesidade entre adultos está altíssima e entre as crianças também não fica atrás.Há programas já voltados que proibem certos "alimentos" nas cantinas escolares. O Brasil não está muito atrás dos Estados Unidos quando o assunto é obesidade...estão ali, quase empatados. Eu pude perceber nas ruas...é visível a olho nu. Não são mais gordinhas ou gordinhos, são pessoas enormes e com sérios problemas de saúde! Brasileiro tá comendo muito bem, mas totalmente errado.