terça-feira, janeiro 18

Mimimim...mimimi...mimimi


Dr. Alice, no seu pitacolog ( o 1 ou 2 palavrinhas, primeirão na listinha dos links ali do lado ) fez um lindo post falando do tio velhinho.

Eu não escrevo tão bem quanto a Alice, mas tcheu contar mais um dos "causos" da minha família.

Eu só tenho uma avó viva, a por parte materna. Não é porque é minha avó, ou porque é velha, que eu tenho que achá-la legal e bondosa: ela sempre foi ruim que é o cão.

Dizem que as dificuldades endurecem a pessoa, mas sinceramente eu acho é que é o caráter mesmo, afinal, minha avó paterna, já morta ( e que também não era uma santa ), foi a mais feia de 4 irmãs, casou só porque disseram que ela era feia e estava ficando velha, ficou viúva com um filho de 12 e outro de 5 pra criar, casou novamente, em poucos anos ficou viúva de novo, lavou roupa pra fora até depois dos 60, sem máquina de lavar! Mas minha avó paterna sempre tinha uma piada na ponta da lingua, estava sempre pronta pra ajudar os filhos, e não sabia o que fazer pra agradar os netos.

Minha avó materna, a bicho-ruim, só se alegrava por um motivo na vida: dinheiro. As filhas foram trabalhar em casa de família aos 7, 8 anos. Adultas, as filhas  tinham que dar metade do salário pra mãe, e minha tia S. foi a "endemoniada" que se recusou a fazê-lo. Essa tia "endemoniada" conta das surras que levavam, coisa dos vizinhos entrarem no meio pra defender as crianças.

Eu a vejo e só enxergo uma mulher que não dava tapinha pra educar, mas despejava nos filhos as insatisfações da vida dela. Não vejo uma mulher que batalhou pra criar os filhos, mas sim uma mulher que assim que pode botou as filhas pequenas, a custo dos estudos que foram muito mal, pra ganhar uma graninha pra ela viver um pouco melhor. Não vejo uma mulher que se alegrava de ver os netos bem, mas se ressentia de nós termos uma vida mais confortável que ela própria.

Isso entretanto, é coisa que não me importa muito, porque minha avó materna sempre foi uma pessoa muito distante, quase inexistente, e agora mais e mais. Só evito o assunto com a minha mãe, já que além da avó ser  mãe dela, minha mãe fala como se a velhice tenha apagado o passado ruim, a tenha tornado uma bondosa velhinha…

Anyway… Assim como o tio da Alice, minha avó está ficando esclerosada, meio demente. Ela também esquece coisas. Ela mora numa casa com meus dois tios, e no quintal ficam as casas das minhas duas tias, ou seja, ela está sempre rodeada de gente. Só que ela quer fazer as compras da casa ela mesma, porque ela está sempre desconfiada que se alguém o fizer, vai comprar as coisas no lugar mais caro, ou vai ficar com o troco… e cês sabem né, a véia é louca por dinheiro… Eis que ela vai fazer as comprinhas dela, pão, carne, e dá as notas de 50 achando que são de 5. No bairro pobre que vive, alguns são honestos e corrigem o erro, outros se aproveitam e embolsam a grana. Às vezes, ela chega em casa, vai contar o dinheiro dela e percebe o que fez, ou então ela vem reclamar pros meus tios que o dinheiro acabou, e os tios explicam então que ela está fazendo besteira com o dinheiro. Já falei pra trocarem todas as notas de 50 por notas de 5, mas meus tios são também uns cabeçudos. E a véia chóóóóóra. Vai no cantinho e mimimi…mimimi…mimimi… Chora porque tá sem dinheiro, chora porque tá dando dinheiro fácil pra larápio, chora porque cadê o "my precious" dinheirinho dela??? E minha mãe acha que devem levar a véia pro psiquiatra pra tomar antidepressivo, porque a véia só chóóóóóóra.

Agora vejam. Ela não chorou quando a filha teve um aborto. Não chorou quando a outra teve um bebezinho que morreu aos 4 dias de vida. Não chorou quando as irmãs foram morrendo uma a uma. Caramba, não chorou quando o marido morreu! Mas ela chora porque sacanearam no troco da padaria.

Me chamem de ruim, vai ver que é genético, mas eu não deixo de achar interessante a justiça poética da situação.

Ela mimimi…mimimi…mimimi… de lá, e eu ririri…ririri…ririri de cá.

:o)

3 comentários:

Eliana disse...

Já escutei muita gente falando que família abandonou o pai, a mãe, avós em asilos e muita gente desce o pau no filho, neto que fez isso. Foi bem o que vc colocou, vai saber o que este velhinho(a) deve ter aprontado antes. Eu reparei que os velhos estão ficando cada vez mais depressivos, caducos, alucinados...será castigo?

Alice disse...

Obrigada pelos elogios! :)
Não é castigo, Eliana. É excesso de cortisol na cachuleta por causa do stress da vida moderna e principalmente o aumento da expectavida de vida.

lilian moreira disse...

Eita post bão sô...

Dri, me divirto muito com seus post acho todos muito sensato.