quarta-feira, janeiro 5

E o que eu achei do Brasil?


Bom, mais tarde eu vou contar a saga dos resorts em Imbassaí e Porto de Galinhas, mas me perguntaram o que eu achei do Brasil depois de dois anos…

Tem coisa boa. Os pobres estão menos pobres, as favelas ainda estão lá, mas pelo menos em SP é raro ver um barraco ainda de madeira, o povo tá usando a graninha a mais pra realizar o sonho de ter "casa de tijolo", o que é sempre melhor do que aqueles barracos que por qualquer coisa pegam fogo. Outros, deslumbrados com o recém conquistado poder de compra, esquecem da prudência e caem no consumismo desenfreado. Um exemplo é a Janilda, nossa antiga empregada ( e ainda faxineira da minha mãe ). Ela tá ganhando pensão do pai da filha, tá ganhando o tal salário-família, e faz uma boa graninha como faxineira, já que em SP cobra-se de 80 a 100 reais numa faxina. Imagine que até um tal de vale-gás agora tem ( eu viva patrocinando os bujões de gás dela ). Janilda continuou no seu barraco de madeira mas comprou TV nova, DVD player pra filha, e sofá nas casas Bahia, aí com as chuvas de novembro passado o barraco dela desabou e ela está na rua da amargura. Well, milagre também o Lula não faz, né?

Os antigos semi-pobres compraram seus carrinhos, e lugares com SBC, que tinha muito semi-pobre, tem congestionamento em todos os lugares, em todos os horários. Aliás, infra-estrutura continua precária sem muitas expectativas de melhorar, achei que por ser ano eleitoral eu veria milhões de obras, mas necas de catipiribas. Aliás, SBC virou uma selva de prédios em construção, e todos de alto-padrão. Vai faltar chão pra essa gente toda, que nem Copacabana.

A criançada deve estar estudando e sendo criança, porque não vi uma nos faróis, até o fatídico da Bandeirantes com a Jurupis estava desprovido de malabaristas-mirins. Muito bom.

São Paulo está ultra bem sinalizada, e os buracos da Marginal Pinheiros não existem mais. Ano eleitoral, ou mudança mesmo?

A classe média tá mais reclamona do que nunca. Reclamam das empregadas que não trabalham mais pra ganhar 200 contos, reclamam que o filé-mignon chegou aos 50 mangos o quilo, que uma blusinha no shopping não sai por menos de 70 paus, que o PT não investiu em escolas ( como se eles fossem tirar seus filhos do Grade, Bandeirantes e Porto Seguros ), é um iata-iata sem fim. No entanto, compram compram e compram. Não fazem outra coisa, aliás fazem, reclamar. E só falam do que já compraram ou do que vão comprar. As polos Lacoste de 140 reais tamanho infantil já estão breguinhas, o negócio agora é Tommy Hilfiger. E os bichinhos vão todos pro coifure serem banhados e penteados, dar banho em cachorro com mangueira no quintal, só mesmo na casa do meu irmão e no Bono, porque o collie Jack também vai pro salão. E ó, doce-de-leite Itambé só pros pobres, classe média só compra Havanna ( nem sei com quantos n's é ). E falam das viagens a Buenos Aires como se falassem do bate-e-volta pra Praia Grande. Logo a Dilma anexa a cidade argentina ao território nacional. E se o Obama bobear, a Dilma compra Orlando também, duvido que tenha sobrado espaço pros americanos pras bandas de lá. Aliás, um pivete de uns 7 anos me corrigiu: é pra Kissimmee que a gente foi, não Orlando. Moleque atrevido!

E tudo o que é importado custa o dobro ou mais do que custa aqui. A intenção do governo é proteger a indústria brasileira, mas tolinhos que são não contam com a sanha consumista do seu povo. Ipad dos xulé ( 16 giga sem 3G ) por € 1.400 na FNAC, e na fila do caixa tinha 4 pessoas com a caixinha na mão. A camiseta da Nike que o marido comprou na V&D por 20 eurecas custa 89 reais da Decathlon. Não mais reclamarei da muambação dos brasileiros em terras européias, comprem mesmo que aqui precisa-se das divisas.

Passei maus bocados em aeroportos brasileiros, e olha que seguindo o conselho de tantos, comprei passagens da TAM ( as mais caras ). Essa história também conto outro dia, mas só um milagre mesmo pra nos deixar meio-prontos pra sediar a copa.

Mas, all-in-all, achei o povo mais feliz, mais esperançoso, e isso é o que importa. O povo trabalhando, a criançada estudando, e a passinhos tímidos, o país tá indo pra frente. O rei Roberto, dizem, está namorando uma ninfeta, a Ivete ou tá grávida de novo ou enfiou o pé na jaca ( amiga da Alice ) depois do show em NY, a Claudia insuportável Leitte continua insuportável, e a novela ti-ti-ti tá um barato. Vão reprisar O Clone, o Faustão tá magro e aquele garoto do video show tá gordésimo, a Cleo Pires e o tal Fiuk são a cara do pai - e pelo menos a tal Cleo é uma atriz menos canastrona. Putz, a Marília entrevistou o Giane e eu perdi. E enquanto eu estava no Brasil, morreu o Quércia.

Ó povo, podia estar pior, então tenhamos fé.

6 comentários:

Jaboticaba Preta disse...

Amei esta frase: "Mas, all-in-all, achei o povo mais feliz, mais esperançoso, e isso é o que importa."

Beijocas e feliz 2011.

Rydi disse...

São Paulo foi governado pelo Serra ;)

Alice disse...

Eu enfiei o pé na jaca no Natal e Reveillon, tipo Ivetão! :o)

Montricot disse...

ADORO ler seus posts!
Bemvinda à Holland again e Feliz2011!

Jux :D

lilian moreira disse...

Olá Dri,

Seu post tá um barato, gamei nele.

Beijos e feliz 2011 procê.

Wilma disse...

Gostei de suas observações, depois de dois anos, até que já deu pra perceber alguma mudança, aqui no Rio também alguma coisa está mudando e pra melhor, mesmo q a passinhos de passarinho...