segunda-feira, janeiro 31

Religião e futebol


Tem assunto que a gente evita, né? Mas tcheu desabafar um pouquinho aqui.

Eu já escrevi que eu sou Kardecista, meu avô materno já era, criou minha mãe e tias frequentando um centro Kardecista, e eu desde criança também fui levada ao centro com a minha mãe. Minha mãe entretanto, não querendo que eu me sentisse excluída da turminha dos católicos da escola, do ballet, da vizinhança, me incentivou a fazer primeira comunhão, encontro de jovens, foi só na hora de fazer crisma que eu já tinha 15 anos e disse não.

Religião é um assunto que eu evito. Eu tenho a minha, os outros tem as suas, e esse é um assunto que só pode terminar em briga.

Mas ó, já que esse blog é meu, e aqui eu posso escrever o que eu quero, tcheu falar: tem evangélico que é chato pacas, tipo insuportável mesmo, viu!

Eu tenho um primo que como eu, sempre frequentou centro espírita, e foi espírita até agora, aos 23 anos. Eis que ele se formou e está tendo dificuldade em encontrar um emprego, então ele vai ao centro espírita e pede ajuda. Centro espírita Kardecista, não é centro de umbanda ou candomblé que você faz trabalho, ebó ou sei lá o que pra conseguir o que quer, e passando por consulta com o medium, o primo ouviu que as coisas acontecem na nossa vida porque há uma lição que precisamos aprender. Disse que iriam incluir o nome dele nas meditações diárias, que ele deveria tomar um passe para se acalmar e perseverar.

Mas é claro que o que ele ouviu, apesar de razoável, não satisfez, ele queria promessas, garantias.

Aí sei lá que tio dele o levou num culto evangélico, e o pastor prometeu que louvando a Deus ele vai conseguir emprego, namorada e muito sucesso financeiro. Ah, e não esquece da contribuição na $acolinha aí, meu filho.

E desde então, quem tem esse primo no Facebook ou twitter é bombardeado com as "pérolas" evangélicas não só dele, mas também dos amigos evangélicos retwitados. A última é um site onde se pode frequentar um culto evangélico via webcam. Nem me choca, juro.

E aqui estou eu, de saco na lua de aguentar as filosofias baratas desses evangélicos, e sem coragem de deletar meu primo, porque afinal eu gosto dele, ele é ( era ) legal, e vai ficar chateado.

Será que se eu mandar o link do Tim Tones pra ele, ele vai se tocar?

7 comentários:

Angela disse...

acho incrivel a sua pontaria. Dessa vez conseguiu irritar evangélicos e umbandistas!..rs.
Mas olha, tem muito espirita chato tambem viu? Pra quem tudo é karma ou obssessão... Do tipo que encontra explicação pra tudo. Deu uma topada? na outra encarnação, voce chutou essa pedrinha que agora está ai, no seu caminho...rs

Gemini disse...

Oi Dri
lembra de mim? faz um tempao que fiquei por fora e achei o seu blog uns dias atrás.
Pois bem, eu sou espirita porém tenho outra visao do espiritismo que vc. Pra mim nao é religiao e kardecismo e karma nao existem, mas isso é outro assunto.
Tenho inumeros parentes evangélicos (de tudo quanto é igreja) e alguns sao meus amigos no fb... sabe oque eu fiz? Bloquiei um monte de "frases pré-prontas" tipo "versiculo do dia" e pros mais chatinhos que me mandavam isso pessoalmente acabei mandando uma mensagem em particular que respeito a religiao deles, mas que eu tenho o meu credo e nao vai ser nenhum pps da vida que mudará minha opiniao. A marioria levou na boa... quem se escaldou... bem nao merecia meu tempo mesmo.

Liliane Gusmao disse...

quando coisas chatas como essa acontecem comigo no facebook eu simplesmente oculto a pessoa da minha pagina inicial... Continuamos amigas mas não sou mais obrigada a assistir tudo q a pessoa posta

Daniela Santos-Hansen disse...

Sou kardecista como vc Dri e, apesar de respeitar as escolhas religiosas de meus amigos e parentes, não tenho paciência para invasão da minha escolha religiosa com aquelas coisas que vc já conhece.

Religião, time de futebol, partido político é igual bunda, cada um tem a sua. Não há coisa mais inapropriada que dizer aos outros o que fazer com a própria bunda né?

Daniela Santos-Hansen disse...

Ahh e sobre o FB, vc pode bloquear o acesso dele a certas partes do seu perfil, isso inclui escrever na sua wall. Assim como a Paula eu bloqueio o que não quero ler e se me encher muito com msg assim eu primeiro peço educadamente para não enviar, se não der jeito, deleto da lista.

S. W disse...

Eu nao tenho religião no entanto me identifico com o kardeciso, vira e mexe dou um pulinho lá porque me sinto bem mais leve, e adoro o pessoal que trabalho no centro aqui perto de casa.

E quer saber a verdade, eu também acho muito evangélico chato pra caramba, não sei sobre outras religiões porque não tive problema com eles, mas tenho problemas com os que tocam minha campainha as 8 da manha no domingo pra perguntar se eu quero conhecer Jesus.

Sara disse...

Esta é uma visão que nunca leva em consideração, eu acho que é por isso que este país é o futebol, espero que a verdade tem a chance de ver alguns restaurantes em perdizes